Arquivo do blog

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A descoberta



No dia 6 de agosto de 2008, recebi o resultado de um exame de ultrassonografia. Foi aterrador. Antes do exame, havia passado por três consultas ginecológicas. Meu abdômen estava visivelmente inchado. O primeiro médico disse que era gordura. Peso 50kg e tenho 1,60 de altura. Procurei outro médico. Quando comprimiu levemente minha barriga, do lado direito, reclamei de dor. Em resposta, ouvi: "não brinca, isso não foi nada." Fui em busca de uma outra consulta. A suspeita do terceiro médico, após toque e exames incômodos, foi de algo errado com os rins. Disse que meu útero e ovários estavam normais. Pediu um exame de ultrassom da parte urinária e do abdômen total, incluindo parte ginecológica. No dia 6 de agosto, li no resultado do ultrassom quase uma sentença: "Principal hipótese - neoplasia no ovário direito." Em outras palavras: câncer.

Faço parte de uma minoria que tem plano de saúde. Fui imediatamente para o hospital da seguradora. Uma tarde inteira de exames. À noite, após um dia exaustivo, pensava: creio em Deus e no seu amor, apesar de tudo. Eu acreditava que era câncer, mas não senti revolta. Senti tristeza. O ultrassom tinha apontado dois cistos no fígado. Concluí: é metástase. Junto de meu marido, fiz uma prece.

No dia seguinte, outro resultado: "Principal hipótese - endometriose." Existia um cisto de 14 cm no meu ovário direito. A médica concluiu: é um endometrioma (cisto da endometriose) de grande dimensão. No mesmo dia, passei por um cirurgia para a retirada do ovário direito. Não foi laparoscopia - cirurgia indicada para endometriose - , mas uma cesariana. Ainda assim o cisto rompeu. Se tivesse rompido antes, poderia ter morrido. O resultado do CA 125 - marcador tumoral - foi superior a 130. A biópsia confirmou a endometriose.

Um comentário:

  1. Bom Dia Cara Alessandra,
    Estou com suspeita de endometriose,a história é bem longa, a dois anos venho tendo alterações, e a três anos tenatando engravidar e nada, fiz diversos exames todos ok,conforme a legião de ginecologistas que recorri, agora numa nova tentativa com Dr. Silvio Rios da clínica CEGIR, ele me informou que não aceita que eu não tenha nada, que ele vai investigar Endometriose, Fiz ressonância de pelve no ano passado, não apontou nada, agora numa Tomografia para pesquisar um cálculo renal apareceu um foco hipodenso na região anexial direita (Ovário), diante disso, ele me pediu exames para serem realizados no período da menstruação, ou seja ínicio de agosto, tenho muitas dúvidas, preciso fazer esses exames com um especialista, o problema é encontrá-lo. Onde posso fazer Ultrasom com doppler colorido com preparo para endometriose no Rj. Estou procurando na Net, e só vejo as meninas informando que fazem esse exame para detectar, mas não falam onde e com quem. Estou muito aflita, mas confiante.

    ResponderExcluir