Arquivo do blog

domingo, 23 de novembro de 2008

Exercícios físicos combatem a endometriose



Tenho 30 anos. Trabalho o dia todo na frente de um computador. Até descobrir a endometriose, os exercícios físicos eram esporádicos. Não gosto de academia. Prefiro ficar ao ar livre, praticando esportes menos repetitivos. Mas enfim, não estava levando a atividade física a sério.

Falta de exercício físico é algo sério. Quando o assunto é endometriose, o exercício é um dos mais importantes remédios para combatê-la. Mas nem todos sabem disso. Perguntei à médica que me operou qual é a causa da endometriose. Totalmente desinformada, ela respondeu: “Muito exercício físico.” Se isso é verdade, por que eu, que não praticava esportes, tinha acabado de sair de uma mesa de operação para retirar 15 cm de endometriose?

A revista “Saúde”, da Abril, desmente a médica. Na matéria “Bote a endometriose pra correr” (
http://saude.abril.com.br/edicoes/0298/corpo/conteudo_278746.shtml), a jornalista Adriana Toledo foi a campo e entrevistou gente que sabe do que está falando. Foram entrevistados cinco médicos ginecologistas de importantes centros de pesquisa. Já de início, o artigo afirma: “Se esse problema atormenta a sua vida, aposte na atividade física. Nós contamos de que forma a malhação alivia as cólicas e até faz regredir a endometriose.” Alivia as dores! Faz regredir a doença! Tanto combate quanto ajuda a evitá-la. Qual o segredo?

A prática de um exercício aeróbico estimula a hipófise que libera endorfinas e inibe a secreção do hormônio FSH. O FSH estimula a produção de estrogênio nos ovários. Menos FSH, menos estrogênio, menos endometriose. Portanto, a endorfina, que é vasodilatadora e analgésica, diminui o estrogênio no corpo e até mesmo faz regredir a endometriose, aliviando as dores. No artigo há uma animação on-line para entender melhor o assunto (
http://saude.abril.com.br/edicoes/0298/corpo/conteudo_288355.shtml).

Tenho uma meta: não ser operada no próximo ano. Sem os exercícios, eu não vou conseguir. Procurei o que me dá prazer. Estou jogando tênis de mesa e basquete. Esportes de que gosto, com um detalhe que faz toda a diferença: faço dupla com o meu marido, amor da minha vida.

Acesse:
http://www.avidadejesus.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário