Arquivo do blog

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Caminhos da superação


No texto “Açúcar e endometriose”, falei de David Servan-Schreiber. Ele teve câncer com 31 anos. Venceu a doença. Anos depois, o câncer voltou. Foi quando a Veja o entrevistou. O médico falou da importância da alimentação para a sobrevivência e do potencial agressivo da alimentação errada para o crescimento do câncer.

Hoje, ao telefone, ao explicar para minha mãe que tenho endometriose no intestino, ela comentou sobre David Servan-Schreiber. Eu falava de uma pesquisa, de números. De um total de 1.600 mulheres com endometriose, apenas 85 foram diagnosticada com endometriose no intestino. E que embora a estatística da malignização seja baixa; no que se refere à endometriose no intestino, as constatações científicas não são animadoras. Então, minha mãe falou do médico.

Servan-Schreiber venceu o câncer novamente. Ele revela o segredo. Acreditar na Medicina, que salva vidas, e fortalecer o organismo com novos hábitos, novo jeito de ser e de pensar. Em entrevista ao Globo Repórter, em relação ao açúcar e à gordura, o médico alerta: “agem como fermento para as células cancerosas. Justamente aqueles alimentos que são tão saborosos, tão difíceis de resistir. [...] As sobremesas, por exemplo, devem ser substituídas por frutas.” Não há nada, absolutamente nada, de bom no açúcar. É caloria vazia, e perigosa – açúcar é alimento de câncer.

O médico fala também algo tão necessário, que preciso aprender e reaprender:

“O que ele recomenda é que cada um fortaleça o seu corpo para estimular a sua capacidade de resistir à doença. É uma luta diária, que deve fazer parte da nossa rotina. É uma mudança que passa também pela maneira de ver a vida. Fortalecer as relações de amizade, os laços de família. Não guardar ressentimentos. Se livrar da tristeza, do medo, da solidão. Fazer exercícios diariamente.”

Para quem deseja assistir ao vídeo, este é o link:
http://www.youtube.com/watch?v=Ng4_0v1j8Iw

Para ler a reportagem, o link é:
http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1176207-16619,00-OS+SEGREDOS+DE+SAUDE+DOS+VINHOS+DA+BORGONHA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário