Arquivo do blog

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Para vencer a endometriose: levante-se

14 de dezembro de 2011



Quem tem menos riscos de ficar doente: um sedentário que se levanta várias vezes por dia ou alguém que faz exercícios físicos, mas fica sentado o dia inteiro, levantando-se muito pouco? Por incrível que pareça, a pessoa mais saudável nesse caso é o sedentário. A constatação foi feita por pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e publicada no European Heart Journal (Veja). De acordo com a pesquisa, tempo demais sentado eleva risco cardíaco. “Levantar poucas vezes não muda a vida de ninguém”, disse o médico Antonio Sergio Tebexreni, da Unifesp. Renato Dutra, da Revista Veja, frequentemente fala da importância de movimentar-se durante todo o dia, e não apenas naquela hora reservada ao exercício físico (Veja).

No mês passado, outra pesquisa associou o aumento do risco de câncer na mama e no cólon com o hábito de ficar sentado. O hábito de ficar sentado por tempo prolongado tem sido associado a quase 200 mil novos casos de câncer por ano, segundo a pesquisa (Veja
). O estudo sugere que muitas horas na frente do computador aumentam riscos de tumores no intestino, útero, mamas, pulmões e ovários. Quanto mais tempo ficamos sentados, maior é o risco de câncer. Provavelmente, a mesma informação pode ser aplicada a diferentes doenças: quanto mais tempo sentada, maior o risco de endometriose.

Levantar-se é essencial para acelerar o metabolismo, ativar a circulação e oxigenar o corpo. Fazer caminhadas rápidas, distribuídas durante o dia, renovam o organismo. Também é importante fazer alongamentos. Eu passo muitas horas diante do computador. Tenho planos de mudar meu enfoque profissional, mas enquanto isso não acontece, tenho me esforçado para levantar várias vezes ao dia. Tenho me esforçado para alongar. Mas ainda preciso melhorar muito nesse importante aspecto.

Além de levantar-se periodicamente, quando estiver sentada, preste atenção a sua postura. Uma escritora a quem aprecio muito afirmou: “Para possuir bom sangue é preciso respirar bem. Plena e profunda inspiração de ar puro [...] Deve-se conceder aos pulmões a maior liberdade possível [...] Daí os efeitos do hábito tão comum, especialmente em trabalhos sedentários, de ficar dobrado sobre a tarefa em mão.” (Ellen G. White. Ciência do Bom Viver. p. 272). Eu tenho o hábito de me dobrar diante do computador. Nessa postura, é evidente que meu abdômen que sofre com multifocos de endometriose fique todo comprimido e não receba a oxigenação necessária para a saúde (Roupas apertadas provocam o mesmo efeito).

Embora eu já tenha melhorado muito, preciso estar mais atenta para esse tratamento simples: sentar-se com a postura correta, respirar adequadamente, levantar-se e alongar-se com frequência, além dos exercícios físicos diários. Se o simples ato de ficar sentado o dia todo tem provocado tantos casos de câncer, o simples fato de movimentar-se durante o dia todo pode nos ajudar a vencer doenças complexas. Essa não é apenas mais uma dica de saúde, entre tantas. É uma lei da saúde que precisa ser respeitada para se vencer a dor e a doença. Para superar a endometriose: desabotoe, estique-se, respire, levante-se.

PS.: Leia a notícia publicada na revista Época: Ficar tempo demais sentado pode causar câncer, diz estudo


Minha receita contra a endometriose, em linhas gerais:
Um caminho, entre tantos

Gramáticas da nossa vida



Leia sobre a Gratidão pela Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário