Arquivo do blog

sexta-feira, 17 de maio de 2013

A Colheita



17 de maio de 2013

Plantei proteína. Feijões de diferentes cores e sabores. Brotaram. Chegou o tempo da primeira colheita. Estou colhendo proteínas a conta-gotas. Hoje, vou cozinhá-las e misturá-las com a sopa de abóbora e quinoa. Nutriente vivo do solo da primeira colheita orgânica.


Estamos colhendo abacates de duas espécies de árvores plantadas há 20 anos pela antiga proprietária da chácara. Como um abacate médio ou pequeno (avocado) por dia, pois fornece ácido fólico e vitamina E, entre outros nutrientes essenciais para enfrentar a endometriose, engravidar ou manter a gravidez. Abacates não engordam.


Todos os dias tomo um ou dois copos de suco de laranjas ou poncãs colhidas das árvores daqui. Misturo com duas colheres de chia. Vitamina C, ácido fólico, além de todos os benefícios da chia, um super alimento.





5 comentários:

  1. Que bela colheita, minha amiga! Feijões acetinados, poderosos. Parabéns! Eu adoooooooro essa mesa. Forte, marcante. Cheia de personalidade. Fotografia perfeita. Diz tudo. São Bênçãos! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michele, amiga querida:

      Plantar, ver brotar e colher dão um senso de maternidade irresistível. É lindo demais.

      A mesa é mesmo muito especial. Ela tem história. Há tempos, olhava os móveis e quadros revendidos em uma loja, até que descobri os fornecedores. Pertencem à Vitart, uma empresa que fica na área rural em São Manoel, SP. Em um sítio encantado com móveis e quadros lindos, vendidos a um preço acessível, feitos com muito carinho. A matriarca se chama Maty, uma mulher que faz a arte mais simples e comovente. Ela trabalhou como ilustradora da Folha de S. Paulo, se casou com um marceneiro, moraram no Mato Grosso e agora estão na região de Botucatu. Eles não tem um site, mas encontrei uma entrevista que ela deu em que fala de Deus. Ele guia a sua arte cativante, forte, marcante. Eu sonhava em ter algo assim em casa. Foi também um presente enviado pelo Pai, que se preocupa com todas as coisa de nossa vida. Não é por um acaso que essa madeira rude tocou seu coração, minha amiga. Jesus que trabalhou como marceneiro nesta Terra também deve admirar a madeira talhada com maestria. Ter conhecido o sítio deles foi uma experiência única. Fiquei muito emocionada. Eles tem uma página no Facebook, onde é possível admirar outras criações: https://www.facebook.com/pages/Oficina-Vitart/267064540064313

      Excluir

    2. Fui lá no face, minha amiga, e me admirei com tudo. Gostei muito dos quadros Emanuelle. Que bom que encontrou esse lugar tão mágico, repleto de encantos e emoções. Móveis cheios de vida e de personalidade. Oficina da criação, dos sonhos possíveis. Um presentão! Obrigada!

      Um beijo abençoado e cheio de carinho para vocês!

      Excluir
  2. Que delicia ver as fotos desses alimentos nutritivos e fresquinhos, minha amiga!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaby, que saudades! Nem tenho coragem de comer esses feijões coloridos... rsrs. Mande-me notícias, quero muito saber de você. Uma feliz semana, minha amiga.

      Excluir